A micropigmentação ou maquiagem definitiva é um dos procedimentos estéticos mais procurados nos salões de beleza. Destina-se a embelezar, alterar ou corrigir certas características indesejáveis do rosto e do corpo. Em nosso país, os procedimentos de micropigmentação relacionados à maquiagem definitiva de sobrancelhas e lábios são os mais comuns. Você provavelmente as conhece como sobrancelhas tatuadas, pintura japonesa de sobrancelhas e maquiagem permanente nos lábios.
A característica do procedimento de micropigmentação é que ele é preferido tanto por mulheres jovens quanto por mulheres mais velhas. Com a ajuda da maquiagem permanente, mesmo as mulheres maduras podem esconder cicatrizes, rejuvenescer o rosto e refrescar a tez, enquanto os jovens geralmente param na micropigmentação por razões estéticas – para enfatizar ainda mais certas áreas do rosto.
No entanto, este procedimento também apresenta algumas desvantagens, que mencionaremos ao explicar o que é e que você deve levar em consideração se quiser experimentá-lo.
Como é feita a micropigmentação
O procedimento de micropigmentação consiste na introdução de pigmentos especiais sob a pele por meio de um dispositivo especial em formato de lápis com uma pequena agulha na ponta. Quando realizado em condições adequadas e por pessoal bem treinado, o procedimento é praticamente indolor, graças também às agulhas de acupuntura ultrafinas. No entanto, para algumas meninas, pode ser mais desagradável do que o esperado.
Efeito de micropigmentação
A micropigmentação não é totalmente permanente, pois começa a desbotar depois de um tempo. A razão para isso é que uma das funções do sistema imunológico é eliminar o pigmento da pele. Tudo depende da área do rosto ou corpo em que é realizado e do seu tipo de pele. Para pessoas com pele oleosa e aumento da secreção de sebo na zona T, pode desaparecer mais rapidamente. O efeito do procedimento em si pode durar de vários meses a um ano ou mais, mas precisa ser repetido se quiser que o efeito seja o mesmo do primeiro dia.
Se você quiser se livrar rapidamente do efeito da micropigmentação, em vez de esperar que ela desapareça sozinha, isso é feito com lasers especiais que removem completamente o pigmento.
O procedimento de micropigmentação é arriscado?
Todo procedimento estético em salões de beleza traz um certo risco. Portanto, esse procedimento deve ser realizado apenas com materiais esterilizados, as agulhas para inserção do pigmento devem estar abertas na sua frente e você deve ficar atento à higiene do ambiente.
Portanto, se alguma dessas condições não estiver presente, você corre o risco de reações alérgicas e outros possíveis problemas de pele, e se for realizado por uma pessoa que não possui a experiência e as habilidades necessárias, você corre o risco de as correções parecerem inadequadas e não naturais.
Tipo de pele após o procedimento
Após o procedimento, os cuidados adequados com a pele durante pelo menos os próximos 10 dias são extremamente importantes.
Após o procedimento, a pele pode ficar levemente irritada e avermelhada, por isso nesse período é recomendável evitar saunas, solários e luz solar direta, além de produtos cosméticos agressivos. Os dermatologistas aconselham a aplicação regular de cremes para restaurar a pele e a lavagem com água morna nas áreas tratadas.
Leia mais sobre: Laminação de sobrancelhas: tudo que importa para você