Nos últimos 10 anos, a indústria cosmética registou um crescimento sem precedentes e as redes sociais, o YouTube e os influenciadores deram um grande contributo para isso. Algumas tendências permaneceram no cenário da moda por muito tempo, algumas desapareceram e voltaram, e outras duraram tão pouco que nos esquecemos completamente delas.
E embora em 2020 enfrentaremos muitas novas técnicas e tendências em maquiagem, teremos que nos despedir de alguns estilos característicos do ano que passou.
Realce extremo das maçãs do rosto – tchau, tchau
Por muitos anos, essa tendência foi uma das mais populares e, embora estejamos acostumados com o YouTube e o Instagram sorrindo para nós com maçãs do rosto e nariz brilhantes, o realce extremo está definitivamente desaparecendo. Marcadores de alto brilho ficam bem em fotos de perfil, no tapete vermelho e em desfiles de moda, mas não na vida real. À luz comum, entretanto, você parecerá ridículo. No limiar de 2020, sairemos também do contorno “forte”. Você ficará 10 vezes melhor se aplicar um pouco de bronzeador no rosto.
Chega de brilho!
Embora o glitter esteja em quase todos os produtos de beleza, desde sombra e batom até delineador e máscaras, todos sabemos que pode ser difícil tirar o glitter do rosto. Além disso, cada vez mais pesquisas mostram que é prejudicial ao meio ambiente, por isso seu uso deve ser reduzido ao mínimo.
“Sobrancelhas do Instagram” – chega de clones!
Se acreditarmos nos especialistas da área, os dias das ‘sobrancelhas do Instagram’, do rímel em gel e das brincadeiras com tons claros e escuros acabaram. Essas sobrancelhas não apenas pareciam falsas, mas também exigiam muita manutenção. Claro que isso não significa que em 2020 deixaremos de cuidar das sobrancelhas, mas faremos isso de uma forma mais natural e menos ideal.
Batons metálicos
Este ano, todos os tons com alto brilho serão muito ousados e, portanto, inadequados no mundo da moda, pelo menos no que diz respeito à maquiagem do dia a dia das pessoas comuns.
Batons marrons
Embora a tendência tenha voltado em 2019, definitivamente durou pouco, principalmente a versão dos anos noventa, quando também delineamos os lábios com lápis marrom.
Batons ultra foscos
Todos sabemos que os batons mate nunca desaparecerão completamente, mas são cada vez mais substituídos por outros produtos mais brilhantes. Lábios opacos e secos não potencializam o efeito de realçar a beleza natural, por isso no ano novo estaremos cada vez mais inclinados a batons mais suculentos.
Delineador gráfico e de espaço negativo
Embora tenham sido obrigatórias nos palcos da moda e no tapete vermelho, essas tendências não foram feitas para serem utilizadas no longo prazo e uma das razões para isso é que não são adequadas para o dia a dia. Quando feitos por um profissional ficam ótimos, mas se você não for habilidoso e experiente o suficiente, parecerá um desenho de criança.
Delineador grosso – não!
Para tirar o máximo proveito do delineador, você precisa ter o formato de olho certo, uma mão precisa e um aplicador ainda mais preciso, caso contrário você ficará horrível, talvez até como um guaxinim. Esse look nunca é favorito, então é melhor deixar para 2019.
Qual tendência de 2019 você não gostaria de trazer com você este ano? Compartilhe conosco nos comentários.
Leia mais sobre: Horóscopo cosmético para 2020