Já estamos acostumados com o fato de o TikTok ter se tornado uma verdadeira fonte de diversas tendências e truques de beleza. Embora a maioria de nós relute em admitir isso, quase não há mulher que não tenha experimentado pelo menos um deles. Nos últimos meses nesta plataforma virtual, tornou-se particularmente popular o termo Skin Icing, que na verdade significa colocar gelo no rosto e é uma forma de terapia pelo frio que está presente no mundo da beleza há muitos anos.
Qual é o propósito desta terapia com gelo?
Esse procedimento, com cubos de gelo, rolo facial resfriado, água gelada ou outro agente de crioterapia que reduza a temperatura da pele, tem como objetivo acalmar a inflamação, reduzir a vermelhidão, eliminar o inchaço e estimular a circulação. Quem já experimentou a terapia com gelo diz que depois dela o rosto fica igualmente esculpido.
Este tratamento com gelo ajuda a eliminar o inchaço e as bolsas, principalmente na área ao redor dos olhos; reduz a secreção de sebo, alivia a acne, acalma queimaduras solares, reduz a inflamação, incluindo erupções cutâneas e picadas de insetos; reduz os sinais de envelhecimento; reduz rugas; estimula a circulação e dá à pele um brilho saudável.
Como aplicar cubos de gelo no rosto em casa?
Embora você possa conseguir uma versão da tendência Tik Tok em casa, o contato direto do gelo com a pele ainda não é recomendado (especialmente se for sensível), pois pode causar mais danos do que benefícios.
É por esta razão que os defensores dos procedimentos com gelo recomendam embrulhar 4-5 cubos de gelo em uma toalha de algodão macia e, o mais importante, limpa e, em seguida, massagear suavemente o rosto em movimentos circulares por um ou dois minutos. O ritual pode ser repetido diariamente – no queixo, mandíbula, lábios, nariz, bochechas, testa e sob os olhos.
Dicas e recomendações
– A primeira e mais importante regra é ter sempre uma barreira estéril entre o gelo e o rosto, por exemplo um pano macio, para que a pele do rosto e das mãos não seja danificada pelo contacto direto.
– Evite manter o gelo na pele por muito tempo, principalmente em um só lugar (mexa, massageie…). O contato prolongado com o gelo pode causar reações graves e queimaduras pelo frio, as chamadas queimadura de gelo que danifica os tecidos.
– Antes de começar a praticar esta terapia com gelo, consulte o seu dermatologista, pois ele conhece melhor a sua pele e pode determinar o seu estado atual.
– Compre um recipiente de gelo novo para usar somente para esse fim e lave-o bem após cada uso.
– Certifique-se de ter sempre uma toalha à mão para limpar as gotas de gelo derretido que escorrem pelo seu rosto.
Rolo facial em vez de cubos de gelo
Se, apesar de todos os seus benefícios, a terapia com gelo não lhe parece segura o suficiente, não se preocupe, existem outras maneiras de alcançar essa interessante tendência de beleza, e uma delas é o rolo facial. É utilizado para drenagem linfática, mantém a elasticidade da pele, aumenta o fluxo sanguíneo, acelera a recuperação e cicatrização dos tecidos moles e, o mais importante, reduz rugas visíveis e olheiras.
Se quiser usá-lo no lugar do Skin Icing, basta deixar o rolo no freezer por algumas horas e depois aplicar uma fina camada de soro no rosto bem limpo. Cinco minutos de movimentos suaves mas seguros, de dentro para fora do rosto, darão resultados imediatos, razão pela qual esta técnica se tornou tão popular!
Você já experimentou o Skin Icing? Compartilhe conosco nos comentários deste tópico!
Leia mais sobre: Hyaluron: tudo o que importa para você