A frase “tudo sobre beleza” ganha cada vez mais relevância a cada novo procedimento de rejuvenescimento, e apresentamos a vocês um daqueles de que muito se fala, mas sobre o qual pouco se sabe. Microagulhamento é um método revolucionário de rejuvenescimento e embelezamento que envolve a inserção de microagulhas na pele e tem como objetivo remover cicatrizes de acne, uniformizar a tez e restaurar a elasticidade da pele. Pode ser aplicado no rosto, pescoço e decote, e as microlesões que ocorrem são invisíveis a olho nu. Estimulam a recuperação natural, pois no processo de regeneração o corpo produz mais tecido conjuntivo e, consequentemente, colágeno.
O que exatamente é microagulhamento?
O microagulhamento melhora a circulação sanguínea e ajuda as substâncias ativas do preparado a entrarem na pele de forma mais rápida e profunda. Embora possa ser realizado isoladamente, é mais eficaz quando combinado com outros procedimentos cosméticos e produtos de cuidado. A pele é tratada primeiro com um peeling leve, depois é aplicado o soro adequado (com vitamina C, peptídeos, hialurônico ou retinol); é a vez do microagulhamento, depois uma máscara especial e no final – um creme. Desta forma, a ação das substâncias nutritivas é potencializada e os resultados no rosto ficam ainda mais visíveis.
O que é e para quem se destina?
O procedimento é realizado por meio de um sistema especial, sobre o qual existem agulhas estéreis descartáveis. Dependendo do estado da pele, do tipo de problema e de que parte do corpo se trata, o comprimento das agulhas varia de 0,25 a 3 milímetros.
O procedimento remove todos os tipos de rugas, cicatrizes e estrias; neutraliza a hiperpigmentação e refresca a pele cansada, tornando-a mais radiante, rejuvenescida e saudável.
É indicado para todos os tipos de pele, em intervalos de 4 a 6 semanas (na maioria das vezes 3 a 5 procedimentos), e conforme a necessidade, pode repeti-los a cada 6 a 9 meses.
O procedimento não é aplicado em menores de 18 anos, ou mais precisamente, sua aplicação no período da adolescência justifica-se apenas para remoção de cicatrizes e manchas de acne, redução da secreção sebácea e estreitamento dos poros.
Quanto tempo dura e é doloroso?
Ao todo, o procedimento dura cerca de 2 horas (o preparo, outros procedimentos cosméticos e o microagulhamento em si duram cerca de 30 minutos). Pode-se dizer que é mais desagradável do que doloroso, mas então você sempre pode usar anestesia local.
Na maioria das vezes, a vermelhidão desaparece completamente do rosto 24 horas após o procedimento, mas em pessoas com pele sensível pode durar até 48 horas.
Como cuidar da pele após o procedimento?
Até que a vermelhidão passe, ou seja, pelo menos 24 horas, não use maquiagem (todos os pincéis e esponjas devem ser bem limpos). Antes de ir para a cama, coloque uma capa limpa e passada no travesseiro e durante os próximos 7 dias, evite o sol, as saunas, as piscinas, a academia e todas as outras atividades físicas que possam fazer você suar, para evitar irritações na pele.
Bronzear-se ao sol, ir a solários e procedimentos cosméticos agressivos são estritamente proibidos até que a pele esteja totalmente recuperada. Proteja-se do pó e da sujeira, ao sair deve usar um creme com fator de proteção 50, e em casa aplicar cremes hidratantes para restaurar o mecanismo natural de hidratação da pele o mais rápido possível.
Veja esta postagem no Instagram
Quem deve evitá-lo?
Antes de se submeter a este procedimento de rejuvenescimento, você deve consultar um dermatologista ou médico, especialmente se estiver em terapia anticoagulante ou tomando ibuprofeno ou outros medicamentos.
O microagulhamento não é recomendado para gestantes, pessoas com doenças autoimunes, distúrbios de coagulação sanguínea, diabetes, infecções bacterianas de pele, doenças de pele (psoríase, eczema, herpes), feridas abertas ou outros problemas de pele; pessoas que foram recentemente submetidas a cirurgia facial ou submetidas a radioterapia ou quimioterapia.
Diferenças entre dermaroller e dermapen
O microagulhamento é realizado com dois aparelhos. O dermaroller foi o primeiro a aparecer no mercado – um pequeno rolo com agulhas de comprimento fixo (na maioria das vezes 0,5 mm).
Dermapen é o dispositivo mais recente que parece um produto químico. O comprimento das agulhas varia de acordo com o tipo de problema e a parte do corpo que é submetida ao procedimento (rosto, pescoço, decote). Com o aparelho dermapen, as agulhas penetram na pele com muito mais rapidez e em um ângulo de cerca de 90 graus, o que torna o procedimento com esse aparelho mais indolor. Também é mais seguro porque após o uso as agulhas são jogadas fora e não são limpas.
Microagulhamento em casa
Existem dermarollers que podem ser usados em casa. Suas agulhas não são tão afiadas e são significativamente mais curtas (até 0,15 mm), pela simples razão de que não se destinam a médicos e dermatologistas. Esta opção barata é significativamente menos eficiente.
O microagulhamento em casa serve principalmente para melhorar a circulação sanguínea e refrescar a tez, mas se você optar por esse tipo de autoembelezamento, deve seguir com muito cuidado as instruções do fabricante, esterilizar o aparelho após cada uso, para não causar infecções e, claro. claro, para não exagerar.
Você é corajoso o suficiente para tentar este procedimento ou prefere métodos clássicos de cuidados com a pele? Compartilhe conosco nos comentários.
Leia mais sobre: É possível regenerar o colágeno naturalmente! Veja o creme de nova geração