Maus hábitos cosméticos e como se livrar deles

“Um hábito é uma dor e uma dor de quebrar” diz o velho ditado, e é verdade, mas desistir não é uma opção! Para começar, é importante perceber quais são os nossos maus hábitos cosméticos e depois encontrar uma maneira de lidar com eles o mais rápido possível. O que fizemos de errado durante anos não pode desaparecer da noite para o dia. Porém, com um pouco de disciplina e vontade podemos “vencer o inimigo”. Sejamos claros, cada um de nós tem um mau hábito, mas quando os erros que cometemos começam a pôr em risco a nossa saúde, é hora de soar o alarme!

Além de não parecerem bonitos, muitos deles também podem causar infecções.

Você aperta espinhas e inconscientemente “cava” seu rosto

Você assiste TV, senta e descansa, mas durante esse tempo seus dedos procuram irregularidades em seu rosto… Além de irritar a pele e transferir sujeira das mãos para ela, você estimula a produção de sebo, e mais gordura significa mais espinhas. Ficar muito tempo olhando no espelho também é um grande desafio. O exame cuidadoso do rosto leva inevitavelmente à espremedura de espinhas e cravos, e não é um desastre se isso acontecer de vez em quando (corretamente e em condições estéreis), mas impulsos incontroláveis ​​​​e o desejo de resolver imediatamente o problema nada mais são do que destruição no rosto. A situação facilmente fica fora de controle e em pouco tempo leva a inflamação, vermelhidão e novas espinhas “king size”.

Conselho: Pare de passar muito tempo na frente do espelho. Lave bem o rosto antes de ir para a cama e antes de tirar as mãos por conta própria, lembre-se de uma coisa: espremer espinhas deixa cicatrizes. Espremer as espinhas machuca a pele, e as marcas feias ficam para sempre!

Você roe as unhas e cutículas

Roer as unhas e cutículas é um dos hábitos mais desagradáveis, principalmente para quem está por perto. Por outro lado (por mais estranho que pareça), para quem o faz, roer as unhas é um prazer enorme. Além de ter uma aparência horrível, também é uma maneira infalível de desenvolver uma variedade de infecções. Agora eles têm que ter mais cuidado do que nunca, porque além das bactérias e vírus habituais, também estamos ameaçados pelo corona.

Conselho: Diz-se que o estresse é o principal culpado desse hábito. Encontre uma forma de lidar com a ansiedade, e não só as unhas e as mãos vão agradecer, mas todo o seu corpo, que absorve os efeitos do estresse. Ioga, meditação ou terapia irão ajudá-lo a esquecer de roer as unhas. Se ainda não está pronto para enfrentar o problema em profundidade, use vernizes e preparações amargas, cujo sabor você não quer entrar na boca; apare as unhas regularmente ou faça uma manicure cara – você provavelmente se arrependerá de comê-la!

Confira esta postagem no aplicativo Instagram

Postagem compartilhada por essie (@essie).

Você não joga fora maquiagem velha

Nós sabemos, nós sabemos, você adora aquele brilho labial gelado desde o ensino médio, e nenhuma marca hoje tem uma cor igual a essa… Mas pense em quantas bactérias o corroeram ao longo dos anos! Sem contar que com o tempo a maquiagem derrete e começa a ficar com um cheiro desagradável. Você realmente quer colocar algo assim no seu rosto?

Conselho: Quando expirar – jogue fora, não importa o quanto doa! Substitua o rímel a cada três meses, o pó a cada seis e o batom uma vez por ano. Se começar a cheirar mal ou irritar a pele, jogue fora mesmo que já tenha passado do prazo de validade!

Você não tira a maquiagem antes de dormir

Não há problema em não fazer isso uma vez, mas se acontecer com frequência, esse hábito pode ser prejudicial à sua pele. Expõe a pele aos radicais livres, sujeira, causa obstrução dos poros, acne…

Maus hábitos cosméticos e como se livrar deles

Conselho: Precisamos deixar a pele respirar à noite. Se você está muito cansado ou com preguiça de se lavar todas as noites, o mínimo que você pode fazer é manter lenços umedecidos de maquiagem ao lado da cama.

Você não tira a maquiagem antes do treino

Suor e maquiagem nunca foram uma boa combinação. Embora para a maioria das mulheres tentem ficar bonitas enquanto se exercitam, a maquiagem tem o efeito oposto. Rímel, sombras ou pó manchados e derretidos penetram facilmente nos poros, o que aumenta o risco de inflamação. As bactérias vão aproveitar o calor do seu rosto molhado e formar uma colônia inteira de espinhas nele.

conselho: Achamos que não há necessidade de um.

Você não lava sua fronha regularmente

Provavelmente um dos maiores problemas que recebe menos atenção no domínio dos maus hábitos de beleza. A lavagem e substituição irregular da fronha pode ter um grande impacto no estado da pele do rosto, pois acumula rapidamente sujeira e poeira que obstruem os poros.

Conselho: Troque a fronha pelo menos uma vez por semana. Lavar o rosto regularmente antes de dormir retarda o acúmulo de sujeira na fronha e terá um efeito positivo na pele.

Você não lava seus pincéis de maquiagem

Se você está esperando semanas desde a última vez que lavou os pincéis, você tem um problema. Este refúgio de bactérias está apenas esperando para ser transferido para o seu rosto pelas pequenas cerdas da escova. Aí eles vão festejar e você vai sofrer!

Conselho: Sempre antes de aplicar a maquiagem, imagine como as bactérias se debatem nos pincéis. Assim como acontece com a fronha, lavar uma vez por semana é imprescindível e, se quiser facilitar o processo, compre um spray de limpeza.

Maus hábitos cosméticos e como se livrar deles

Você brinca com seu cabelo

Se você tem cabelo comprido, provavelmente já se pegou um milhão de vezes passando os dedos pelas pontas do cabelo por tédio e arrancando as flores, sem perceber que está prestando um péssimo serviço a si mesmo. Além de engordurar os fios, você os machuca e quebra, o que leva ao aumento da queda dos cabelos.

Dica: procure uma técnica de relaxamento (como roer as unhas) ou apenas sente-se sobre as mãos quando estiver nervoso. Não se esqueça que esse hábito muitas vezes parece ser consequência de algum distúrbio neurótico.

Você está esfoliando demais

Embora você provavelmente pense que está ajudando seu rosto ao esfoliar diariamente, a verdade é completamente diferente. A “remoção” excessiva da pele faz mais mal do que bem. Claro, é importante remover regularmente as células mortas da pele, mas se exagerarmos, o rosto fica sem a oleosidade natural. Assim, as células passam a produzir e liberar mais gordura, o que não é desejável, principalmente se você tem pele oleosa. Por outro lado, se a sua pele estiver seca, a esfoliação diária irá fazê-la rachar e descamar ainda mais.

Conselho: Por mais gostosa que seja a esfoliação, tem que haver um limite. 1-2 vezes por semana e lavar regularmente (diariamente) antes de ir para a cama é suficiente.

E você tem maus hábitos cosméticos? Escreva para nós nos comentários!

Leia mais sobre: ​​Conselhos dos dermatologistas: Cuidados adequados com a pele durante uma pandemia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *