Cascas de frutas, procedimentos hialurônicos ou enzimáticos, acne e remoção de manchas… Existem vários procedimentos cosméticos. Independentemente de o objetivo ser o rejuvenescimento, a eliminação de imperfeições ou a realização por motivos médicos, os procedimentos estéticos têm uma coisa em comum: deixam a pele macia, firme e fresca.
Os procedimentos cosméticos clássicos podem ser realizados sozinhos ou combinados com algum procedimento adicional. Como já sabemos, só a pele bem limpa consegue absorver ao máximo os princípios ativos e para aproveitar ao máximo o procedimento devemos tomar alguns cuidados.
Visite apenas salões de beleza especializados. Pergunte às atendentes do salão quais produtos utilizam para o peeling, ou quais as contraindicações, bem como os devidos cuidados após o procedimento. Lembre-se que, selecionado ou aplicado incorretamente, o peeling químico pode causar danos à pele, mesmo que inicialmente saudável (vermelhidão, manchas, queimação).
Os erros da juventude
Embora comecemos com cuidados mais sérios com a pele por volta dos 20 anos de idade, existem alguns procedimentos cosméticos que realizamos mesmo na adolescência. O cuidado adequado da pele durante a puberdade desempenha um papel fundamental, pois nesse período a pele está sujeita ao aparecimento de espinhas e acne. O tratamento inadequado da acne leva à formação de cicatrizes que podem permanecer por toda a vida. Portanto, se você tem problemas de pele, não adie a visita ao dermatologista e à esteticista.
Os produtos utilizados no salão devem ser adaptados ao tipo e estado da sua pele para manter o nível de pH ideal. Procedimentos agressivos podem piorar a acne e a rosácea existentes, por isso você precisa ser extremamente cuidadoso.
Os cuidados com a pele após os 30 anos, assim como os cuidados com a pele após os 40, exigem visitas mais frequentes a uma esteticista. Procedimentos como remoção de rugas, endurecimento da pele e regeneração epidérmica restauram o frescor, a elasticidade e o brilho da pele.
Facial – altamente recomendado
Os procedimentos cosméticos profissionais só dão resultados visíveis quando combinados com cuidados adequados em casa. Os procedimentos geralmente são realizados a cada 4-6 semanas, conforme necessário para a regeneração celular natural. Para um efeito ideal, recomenda-se realizar procedimentos pelo menos quatro vezes por ano, ou seja, na mudança das estações.
Os resultados visíveis dos procedimentos são preservados por uma semana. A pele fica firme, brilhante e hidratada, e para manter esse efeito pelo maior tempo possível é necessário seguir algumas regras simples:
1. Hidratação
Manter-se hidratado é um passo fundamental! Beba muitos líquidos, coma muitas frutas e vegetais frescos e aplique regularmente cremes de dia adequados que hidratem a pele. Quando o corpo está bem hidratado, as funções celulares ocorrem normalmente, a eliminação de toxinas é acelerada e os ingredientes nutricionais contidos nos cremes são facilmente absorvidos pela pele. Isso mantém a pele brilhante por mais tempo.
2. Descascamento
Esfoliar uma vez por semana em casa deixa a pele macia e suave. A remoção das células mortas da epiderme permite que a pele respire e evita manchas. O peeling deve ser feito pelo menos 5 a 7 dias após o procedimento cosmético.
3. Vitamina C
O stress que enfrentamos diariamente, assim como as condições climáticas extremas, o ar poluído, os hábitos nocivos e a predisposição genética são fatores que ressecam a pele e levam ao aparecimento de rugas. Para retardar o processo de envelhecimento da pele, utilize produtos e soros ricos em vitamina C. Apoia a liberação de colágeno e combate as rugas ao neutralizar os radicais livres nocivos, mantendo a pele tonificada e brilhante.
Não recomendado
Procure diminuir o risco de complicações e problemas após o procedimento e não caia na armadilha de alguns dos erros mais comuns:
– Sauna, banho turco, solário, esqui, fitness e raios solares – são os fatores que podem piorar o estado da pele após um procedimento cosmético.
– A proteção contra os nocivos raios UV é obrigatória mesmo no inverno, principalmente após um procedimento cosmético. A descamação aumenta a sensibilidade da pele e torna-a propensa à descamação, o que pode levar ao aparecimento de rugas e aumentar o risco de melanoma.
– Depilação a laser, barbear e depilação? Não! Aguarde pelo menos 48 horas após o último procedimento cosmético. Não toque na área tratada da pele com os dedos.
– Não esprema as espinhas e comedões, pois isso irrita a pele e pode causar infecções graves
A magia de um produto
Além da limpeza regular, aplicação de cremes hidratantes com alto fator de proteção solar, bem como cremes noturnos que nutrem a pele, você também deve incluir água termal mineralizada na sua rotina.
Acalma a pele, melhora as suas propriedades protetoras, reduz a inflamação, acelera o processo de regeneração da epiderme, aumenta o nível de hidratação, melhora a elasticidade da pele. Portanto, o cuidado adequado da pele é simplesmente impensável sem este produto milagroso.
Leia mais sobre: Poros dilatados – por que acontecem e como lidar com eles