Embora nas últimas décadas a indústria cosmética tenha promovido o bronzeado bronze, inclusive no inverno, o bronzeado claro é o preferido pela maioria das mulheres e nunca sai de moda. Assim como a pele escura “acrescenta anos” e nos faz parecer mais ásperos, a pele muito clara nos ajuda a parecer mais jovens, femininas, aristocráticas e sofisticadas.
Veja esta postagem no Instagram
Porém, para aproveitar todas essas vantagens, devemos esconder também as maiores desvantagens de uma tez clara – palidez, bolsas sob os olhos, aspecto cansado e cansado no rosto, e isso é feito através dos seguintes truques:
Regras para fundação
O primeiro e mais importante passo é escolher uma base. Encontre o tom mais próximo do seu bronzeado natural, procure uma textura leve e fator UV, experimente à luz do dia antes de comprar e guie-se pela cor da pele do pescoço. Para fazer a melhor escolha possível, verifique o tom da sua pele, e a maneira mais fácil de fazer isso é observando as veias das suas mãos. Se forem azuis, o tom é frio, e se forem verdes, é quente. Evite bases escuras a todo custo, pois parecerá que você está usando uma máscara. Se você tem problema de vermelhidão ou manchas no rosto, seria bom conseguir também um primer de qualidade, que vai garantir melhor esfumação e cobertura de imperfeições por parte da base, assim o rosto ficará liso e uniforme.
Regras para bronzeador
Se você tem uma tez muito clara e quer escurecê-la, é claro que você tem um bronzeador no seu kit. Certifique-se de que não é mais escuro que a tez em mais de um (ou dois) tons, e no inverno use bronzeadores que não brilham, pois na pele clara parecem artificiais. As fórmulas foscas e líquidas são uma solução significativamente melhor.
Regras de blush
Se as bochechas estiverem pálidas, é melhor optar por um blush rosa ou coral. Vai dar ao seu rosto um aspecto fresco e brilhante, e a tonalidade depende do tom da pele, assim como a base.
Mais especificamente, para tons frios, tons rosa suaves com tons azuis são mais adequados, e para peles com sardas – cor damasco. A função do blush é dar ao rosto um aspecto natural e saudável, não ser o elemento principal, por isso evite tons marrons escuros e profundos que não parecem naturais.
Veja esta postagem no Instagram
Regras de sombra
Escolha tons suaves de pastel e coral e esqueça que os tons de marrom claro e dourado darão ao seu rosto o calor necessário. Embora haja mais espaço para experimentação no verão, o inverno é desfavorável à nossa pele e tez, por isso evite sombras muito intensas, principalmente pretas e cinzas.
Regras do revisor
A pele clara é transparente principalmente na região dos olhos onde é muito fina, por isso as veias e capilares ficam bem visíveis e deixam formas roxas e vermelhas. Esconda-os com um corretivo do mesmo tom da pele ou um tom mais claro. Um corretivo à base de amarelo dará ao rosto um tom mais quente e reduzirá significativamente as olheiras e a vermelhidão ao redor dos olhos.
Regras do rímel
Embora a máscara preta seja perfeitamente adequada à sua tez, não é má ideia optar por tons castanhos. Ambos vão realçar os cílios e não terão um contraste tão forte com o rosto, o resultado será um look muito mais natural. Finalize os cílios com a curvatura obrigatória.
Regras de batom
Rosa, coral, morango e framboesa, mas também batons vermelhos brilhantes são perfeitos para peles claras. Os tons suaves dão ao rosto um brilho agradável e os saturados criam um contraste não natural. É exatamente por isso que você deve evitar batons no tom da pele, pois eles literalmente neutralizam os contornos do rosto em vez de destacá-los. Se você optar por batons roxos ou vermelhos, não exagere no resto da maquiagem, principalmente nos olhos.
Leia mais sobre: Sombra clara: o retorno da famosa tendência dos anos noventa