Quais as causas e como prevenir a queda de cabelo?

Embora um cabelo exuberante e saudável seja um imperativo para muitos, pode-se dizer que esse objetivo nem sempre é fácil de alcançar, principalmente quando começa a cair. Se levarmos em conta que a cifra de 50-100 fios de cabelo caídos durante o dia é considerada um fenômeno normal, qualquer desvio do limite superior pode significar um problema. E não, isso não significa que você tenha que contar o cabelo todos os dias. Basta dar uma olhada no sifão do banheiro, no pente, no guarda-roupa, nos travesseiros ou no próprio penteado (a cauda é mais fina, o couro cabeludo fica visível…).

Se você notar que seu cabelo está caindo mais, não é hora de entrar em pânico, mas sim de agir! Com a ajuda de certos preparativos, esta fase ruim pode ser interrompida e superada com sucesso, mas antes de tudo precisamos esclarecer quais são as causas da queda de cabelo!?

Quais as causas e como prevenir a queda de cabelo?

Os motivos são muitos, mas…

Existem muitas razões pelas quais nosso cabelo cai. A menos perigosa delas é a estação atual, que é o outono. O homem faz parte da natureza, por isso, no momento em que a vegetação completa o seu ciclo, o aumento da queda de cabelo não deve nos surpreender.

Embora a queda de cabelo geralmente seja um problema estético, também pode ser consequência de alguns problemas de saúde: estresse mental ou físico (cirurgia, lesão, doença, dieta rigorosa, exercício excessivo, perda repentina de peso), estresse emocional (morte de um ente querido, divórcio, separação após um longo relacionamento…), excesso de vitamina A, falta de vitamina B, falta de minerais como zinco e ferro, falta de proteínas, desequilíbrio hormonal, fator hereditário, uso de certos medicamentos, maus hábitos de cuidados com os cabelos, exagerar na estilização (secar, passar prensa, clarear, tingir…) e, recentemente, estar doente com covid-19 também está entre os motivos.

Como prevenir a queda de cabelo

Uma alimentação variada e de qualidade é importante não só para a saúde do nosso corpo, mas também afeta diretamente a aparência do corpo, da pele e claro – do cabelo! Uma ingestão equilibrada de certas vitaminas e minerais estimula o seu crescimento, portanto alimentos ricos em ácidos gordos ómega 3, ferro, zinco e selénio (frutos do mar, abacate, espinafres, cacau, carne vermelha…) têm enormes benefícios para o folículo piloso.

Além de tudo isso, também é necessário usar produtos adequados para o cuidado do cabelo, desenvolvidos para fortalecê-lo, principalmente nas estações frias, quando ele também quebra, emaranha e simplesmente parece sem vida. São necessários preparados que hidratem e nutram profundamente, preparados que restaurem e devolvam o brilho. Bem, vamos começar em ordem…

Shampoos restauradores

Veja esta postagem no Instagram

Uma postagem compartilhada por Vichy Laboratoires (@vichylaboratoires)

Se o seu cabelo está caindo, agora é o momento perfeito para substituir o shampoo por fórmulas ultra-hidratantes à base de queratina vegetal, aminoácidos, vitaminas, óleo de rícino, pantenol… Esses ingredientes nutrem, fortalecem e restauram simultaneamente os cabelos danificados.

Por exemplo Vichy Dercos Champô Energizante Estimulante é a escolha ideal para cabelos fracos e com tendência a queda, pois os fortalece da raiz às pontas. A fórmula contém aminexil, molécula anti-queda que preserva a maciez e elasticidade dos tecidos ao redor da raiz e adere melhor ao couro cabeludo. Com o uso regular deste shampoo, o cabelo fica mais forte e saudável da raiz às pontas.

A cada lavagem reserve alguns minutos para massagear suavemente o couro cabeludo para estimular a circulação, o que acelera o crescimento do cabelo.

Máscaras

Para restaurar os cabelos, o uso de máscaras uma ou duas vezes por semana não é apenas desejável, mas também obrigatório. As máscaras ajudam o cabelo a se recuperar de todos os fatores mecânicos (secagem, alisamento, modelagem) e externos (frio, ar seco, vento); nutre profundamente e proporciona hidratação perdida; facilita o penteado, melhora a textura e deixa o cabelo macio.

Quais as causas e como prevenir a queda de cabelo?

Dependendo das necessidades específicas do seu cabelo, escolha aquele que lhe proporcionará maior proteção. É um dos universais Kérastase Genesis Reconstituinte, máscara fortalecedora contra queda de cabelo por quebra. Sua fórmula contém uma combinação única de células-tronco do capim-enguia e raiz de gengibre, conhecida por sua capacidade de proteção contra fatores externos, e o capim-enguia atua como antioxidante. Esta máscara proporciona hidratação intensa e nutre os cabelos, fortalece-os, suaviza-os e protege-os da quebra. Também reduz a queda de cabelo ao pentear em até 97%.

Soros e ampolas

Os soros e ampolas estimulantes do crescimento são uma das formas mais populares e eficazes de controle da queda de cabelo. Atuam diretamente na raiz porque estimulam a circulação sanguínea, responsável pela troca de oxigênio e nutrientes. A estimulação do folículo é tão importante para o processo de renovação e crescimento de novos cabelos quanto a resposta oportuna e o uso regular de produtos como Ampolas L’Oréal Professionnel Aminexil. Estas ampolas ajudam a reduzir a queda, cuidar e fortalecer a estrutura capilar. Após o uso, o cabelo seca rapidamente e fica sedoso ao toque. Nos cuidados diários você também pode usar Kérastase Genesis Fortificante soro de dia fortalecedor contra queda de cabelo. Este sérum fortalece a raiz do cabelo, controla a queda e fortalece permanentemente o couro cabeludo, garantindo resistência à queda.

Veja esta postagem no Instagram

Uma postagem compartilhada por Kerastase (@kerastase_official)

Óleos

O cuidado profundo dos cabelos é impensável sem óleos nutritivos, que também desempenham um papel protetor. Podemos aplicá-los após a lavagem, antes ou depois da modelagem.

Peeling de cabelo

Recentemente, o peeling é cada vez mais utilizado para prevenir a queda de cabelo. Remove impurezas e células mortas do couro cabeludo e permite-lhe respirar. Esse método cada vez mais popular restaura os cabelos das consequências de fatores químicos e mecânicos e, além de prevenir a oleosidade do couro cabeludo, caspa e coceira, o peeling previne a queda indesejada e estimula o crescimento mais rápido dos fios. Se ainda não fez, experimente este produto, porque o seu cabelo vai agradecer!

Leia mais: Experimente a nova maneira de nutrir cabelos finos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *