Conselho dos dermatologistas: cuidados adequados com a pele durante uma pandemia

Durante a pandemia, habituámo-nos não só às novidades do nosso quotidiano, mas também às mudanças nos nossos hábitos de higiene, desde o reforço das medidas de desinfeção até ao uso de máscaras e luvas. No entanto, tudo isto tem inevitavelmente um efeito na nossa pele. Por isso compartilhamos com você o que aprendemos com os dermatologistas sobre os cuidados adequados com a pele e quais medidas preventivas são recomendadas nesse período.

Conselho dos dermatologistas: cuidados adequados com a pele durante uma pandemia

Cuidados com a pele das mãos durante uma pandemia

Se a pele de suas mãos nunca sofreu com ressecamento, descamação e sensação de aperto, isso pode ter mudado como resultado do cumprimento de precauções adequadas durante a pandemia.

A lavagem frequente e adequada das mãos, com duração de pelo menos 20 segundos, e o uso de álcool e outras preparações são os principais motivos pelos quais nossas mãos ficam mais secas, ásperas, escamosas e, às vezes, até com coceira e dor. Além disso, é possível que a pele não fique irritada apenas imediatamente após o uso dos desinfetantes, a vermelhidão e a descamação não desaparecem sem medicação, como no eczema de contato.

O conselho dos especialistas

Os especialistas aconselham seguir apenas algumas medidas preventivas em casa para evitar o ressecamento da pele.

Em primeiro lugar está o uso frequente de cremes restauradores à base de pantenol, alantoína e outros ingredientes regeneradores e calmantes. Portanto, é importante na hora de escolher um creme ler o conteúdo e verificar se há parafina, glicerina, proteína do leite de aveia e creme frio.

Conselho dos dermatologistas: cuidados adequados com a pele durante uma pandemia

A secagem adequada das mãos após a lavagem também é importante, pois isso só deve ser feito com uma toalha e não com uma esfrega agressiva. Não se esqueça que antes de aplicar creme e desinfetante ou calçar luvas, as mãos devem estar completamente secas!

Cuidados com a pele facial durante uma pandemia

A reação e irritação da pele ao usar máscaras de proteção e em decorrência de uma longa permanência em ambiente fechado, expressa-se no aparecimento de leve vermelhidão ou agravamento de problemas já existentes na pele do rosto – acne, rosácea e seborreica dermatite.

O conselho dos especialistas

Qualquer mudança nos hábitos diários leva a toques frequentes no rosto ou na máscara com as mãos, o que deve ser evitado. Por isso, é importante manter os níveis habituais de hidratação facial com a ajuda de cremes hidratantes, mas também não exagerar. Não é recomendado o uso de cremes muito oleosos em peles com tendência acneica, para não piorar ainda mais o seu estado, nem a aplicação de cremes enriquecidos com ingredientes novos e desconhecidos em peles sensíveis, pois só se consegue reduzir a tolerância da pele ao protetor. máscara.

Não se esqueça de lavar o rosto ao chegar em casa depois de sair. Recomenda-se fazer isso com um gel leve para limpar a pele, bem como secar levemente com uma toalha.

Se você já apresenta vermelhidão e sensação de ardência no rosto após a lavagem, o cuidado correto é usar um creme da categoria “cica”. Eles preservam e restauram a camada protetora da pele e você pode usá-los pelo menos uma vez ao dia durante os próximos 3-7 dias.

Para quais alterações na pele você deve consultar um médico?

Se você apresentar vermelhidão persistente na pele das palmas das mãos, acompanhada de rachaduras ou vermelhidão com aparência de selo no rosto e no corpo, consulte um dermatologista. Além disso, em caso de erupções cutâneas em pontos do corpo com aumento da temperatura corporal, deve-se procurar imediatamente ajuda profissional.

Se acontecer de você ter alguma condição não permanente de vermelhidão na pele, como prskotinama ou vermelhidão irregular no rosto e no corpo, entre em contato com um dermatologista. Por outro lado, urticária e manchas no corpo com temperatura corporal elevada requerem consulta médica urgente.

Leia mais sobre: ​​Dicas para restaurar a pele cansada e pálida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *